Beber sumo de frutas e de outros vegetais com frequência pode reduzir até 76% a probabilidade de se desenvolver Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista especializada American Journal of Medicine.
Uma equipa de cientistas norte-americanos e japoneses acompanhou quase duas mil pessoas ao longo de dez anos. Nas conclusões do estudo, os investigadores relatam que as pessoas que consumiam sumos de frutas ou de outros vegetais, pelo menos três vezes por semana, tiveram 76% menos probabilidade de desenvolver Alzheimer do que aquelas cujo consumo era de apenas uma vez por semana.
A conclusão reforça a teoria de que as substâncias antioxidantes presentes nas frutas e vegetais - os chamados polifenóis - evitam a acumulação, no cérebro, de proteínas relacionadas com o aparecimento da doença.
Frutas e vegetais podem ainda reduzir o risco de Alzheimer, mantendo sob controlo a pressão sanguínea, já que a doença também está relacionada com a dificuldade de circulação do sangue no cérebro, acrescentaram.
MNI-Médicos Na Internet |