O consumo de alimentos com alto índice de gordura saturada deixa o organismo desprotegido da acção do HDL, ou "bom colesterol", ficando mais exposto ao entupimento das artérias que conduzem a ataque cardíaco ou AVC, aponta um pequeno estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.
No estudo, conduzido por cientistas australianos, foram avaliadas 14 pessoas, com idades entre 18 e 40 anos, que comeram duas refeições compostas por tarte de cenoura e batido de leite, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda. Uma refeição era rica em gordura saturada - com óleo de coco - e a outra, alta em gordura poli-insaturada - com óleo de girassol.
Os cientistas descobriram que, três horas após a ingestão do bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo sanguíneo. Após seis horas, as qualidades anti-inflamatórias do HDL estavam inibidas. Já o bolo com gordura poli-insaturada pareceu estimular essas qualidades anti-inflamatórias.
A gordura saturada tem vindo a ser relacionada à acumulação de placas que podem levar a ataques cardíacos e AVC. O HDL, por seu turno, protege as artérias da inflamação que leva à formação das placas.
MNI-Médicos Na Internet |