As cozinhas das cantinas do ensino pré-escolar têm pouca higiene na confecção das refeições, que continuam a ter falta de peixe e legumes, revela um estudo da Associação de Defesa dos consumidores- DECO.
A DECOpublica na revista ProTeste de Novembro os resultados das visitas que efectuou a 30 estabelecimentos com ensino pré-escolar no Grande Porto e Grande Lisboa, durante as quais detectou como principais problemas a falta de "higiene dos utensílios e das instalações das cantinas", pelo que apela à fiscalização eficaz da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
Entre as principais razões de queixa da DECO estão as más condições de manipulação de alimentos e a falta de lavagem adequada dos pratos, colheres, garfos e mãos dos funcionários que estão em contacto com a comida.
A análise da ProTeste encontrou ainda contentores de lixo sujos e destapados, portas, paredes, tecto, pavimento e armazéns num estado de sujidade inaceitável, má limpeza e conservação dos equipamentos de exaustão e ventilação.
A revista da associação de defesa dos consumidores alerta ainda que "a falta de redes nas janelas e nas portas de acesso ao exterior, que evitam a entrada de pragas, nem sempre é encarada com rigor, bem como, em caso de quebra, a protecção nas lâmpadas".
Leia o comunicado da Deco, http://www.deco.proteste.pt/map/src/429311.htm
MNI-Médicos Na Internet
|