Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2002
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Boca artificial prova gelados 

Investigadores querem encontrar sabor perfeito com menos calorias

Já imaginou provar um gelado de baixas calorias mas com todo o sabor de um gelado tradicional? Um estudante norte-americano, da Universidade Missouri, Columbia, está a tentar ajudar quem tem este sonho. Por isso, desenvolveu uma boca artificial que ajuda a encontrar o sabor perfeito dos gelados hipocalóricos.

A ideia original irá transformar o quotidiano dos gulosos que lutam contra o excesso de peso. Ou seja, os gelados dietéticos passam a ser tão deliciosos como os tradicionais.

As vendas de gelados nos EUA têm vindo a crescer, no entanto, o consumo de gelados de baixas calorias tem sofrido uma queda, alegadamente devido à falta de sabor.

Por esta razão o governo norte-americano decidiu doar cerca de 100 mil euros para financiar o projecto.

Com este dinheiro o departamento responsável pelo projecto deverá criar, através da boca mecânica, um gelado com sabor a morango de baixas calorias que deverá saber tal e qual um gelado normal.

Como funciona?

A boca, feita de vidro, é molhada no gelado. Uma enzima, que funciona como a saliva humana, é colocada na boca mecânica, onde um pedaço de metal imita uma língua.

O material microscópico que carrega o gelado é então empurrado para dentro da boca, através de uma infusão de nitrogénio, que é absorvido por uma fita aderente.

Com este mecanismo, os investigadores conseguem identificar o sabor exacto do gelado.

Agora, depois dos resultados das pesquisas, os grandes produtores de gelado querem testes feitos em seres humanos.

MNI-Médicos Na Internet

29 de Julho de 2002
Voltar