Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Setembro 2002
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Alergia a amendoim  

Jogo de cartas leva homem ao hospital

Se existem alergias estranhas, esta é com certeza uma delas. Um alemão alérgico a amendoim teve uma reacção após um jogo de cartas com amigos.

Mas tanto o paciente - que ficou com a boca e língua com edema - como os amigos asseguraram que este não tinha consumido amendoins.

O mistério continuou até ao momento em que o doente contou aos médicos que tinha lambido o dedo para separar as cartas.

Em entrevista à revista AllergyNet, a equipa do hospital de Ute Lepp, da Foschungszentrum Borstel, na Alemanha, descobriu que afinal as cartas continham sinais de proteína de amendoim, passadas pelos dedos dos outros jogadores. A alergia aconteceu simplesmente porque o homem tocou em pequenos vestígios de proteína e colocou o dedo na boca para separar as cartas em jogo.

No início, os médicos ficaram espantados com o facto de pequenas quantidades poderem provocar uma reacção alérgica, mas, as análises feitas às cartas indicaram que havia quantidades suficientes para provocar os sintomas.
Segundo os investigadores este não é o único relato de alergia a amendoins. Registros anteriores descreveram situações de reacções alérgicas a amendoim após um beijo na cara ou na boca, muitas delas exigiram atendimento de emergência.

Alguns pacientes também reagiram após praticar desporto, sugerindo que as bolas usadas no jogo poderiam transferir pequenas quantidades de proteína de amendoim entre os jogadores.

Estes casos ilustram que mesmo quem tenta evitar as fontes óbvias que provocam alergia pode ser exposto de forma inadvertida.

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

17 de Setembro de 2002
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar