Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Setembro 2002
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Dieta e saúde mental 

Estudo identifica alguns alimentos que melhoram o humor

A afirmação pode parecer-lhe estranha, mas certos alimentos melhoram mesmo a sua saúde mental. Segundo um estudo inglês, uma mudança na dieta ameniza sintomas de doenças mentais.

O estudo contou com a participação de 200 pessoas e mostrou que em 88 por cento dos casos uma mudança de dieta é realmente eficaz.

Vinte e seis por cento apresentaram mudanças significativas na alteração de humor, enquanto 26 por cento diminuíram a frequência de ataques de pânico e ansiedade e 24 por cento em depressão.

Os investigadores do Projecto de Alimentos e Humor - de uma organização britânica chamada Mind (Mente) - classificam os alimentos como «promotores de stress» e «promotores do humor» os quais conduzem a situações biológicas mais stressantes ou mais calmas.

Apesar de provocarem uma boa sensação assim que são ingeridos, açúcar (num índice de 80 por cento), cafeína (79 por cento), álcool (55 por cento) e chocolate (53 por cento) são os principais promotores de stress.

Os promotores do humor incluem água (80 por cento), verduras (78 por cento), frutas (72 por cento) e peixes oleosos (52 por cento).

Comer com regularidade e fazer um pequeno almoço reforçado também são formas de fortalecer a saúde mental.

Pelo menos um terço das pessoas avaliadas descreveram sentir-se com melhor humor quando ingeriam certos tipos de alimentos.

Apesar destes resultados serem extremamente úteis, para Richard Brook, director da Mind, são necessários mais estudos sobre o tema. No entanto, o especialista lança um apelo para que as pessoas consultem o médico que lhes indicará o tipo de alimento que convém a cada um. Wendy Doyle, da Associação Britânica de Nutrição, ressalta a importância de verduras e peixes oleosos, como o salmão, fazerem parte da dieta.«Eles têm bons nutrientes e ajudam o organismo a ter um bom fluido de líquidos, para não desidratar», explica a cientista.

A prática de exercícios físicos também auxilia o processo.

MNI-Médicos Na Internet

18 de Setembro de 2002
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar