Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Outubro 2002
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Intensificador de sabores prejudica visão 

Glutamato pode levar à cegueira

Altas concentrações de um produto que realça o sabor, comum na culinária oriental e em alimentos industrializados, podem causar graves danos à visão e até cegueira.

Cientistas da Universidade de Hirosaki, no Japão, afirmaram que ratinhos alimentados com uma dieta rica em glutamato monossódico apresentaram problemas de visão e retinas mais finas do que as de outros animais.

Estudos anteriores já tinham indicado que o glutamato monossódico pode causar danos aos nervos, quando é directamente injectado nos olhos. Mas segundo Hiroshi Ohguro, chefe do estudo, pela primeira vez, um estudo mostra que alimentos com alta concentração do produto podem causar problemas de visão.

«Alimentos com menos quantidades da substância não devem apresentar este problema, mas o limite ainda é desconhecido», disse Ohguro à edição da semana passada revista New Scientist.

O investigador acredita que a descoberta, publicada na revista Experimental Eye Research, pode ajudar a explicar a alta incidência de um tipo específico de glaucoma no leste da Ásia.

O glutamato é um neurotransmissor, ou uma substância química que transporta mensagens. A equipa liderada por Ohguro verificou concentrações elevadas do produto no fluido que humedece a retina dos ratinhos. Segundo a equipa, a substância reduz a visão ao destruir algumas células da retina e ao danificar outras.

Os investigadores deram dietas aos animais contendo diferentes taxas do glutamato monossódico. Os ratinhos que consumiram as quantidades altas e médias apresentaram problemas na visão.

No entanto, Peng Tee Khaw, oftalmologista do Hospital de Olhos Moorfields, em Londres, geralmente, a quantidade dada aos ratos é bem maior do que aquela consumida pelos humanos.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

30 de Outubro de 2002
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar