Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Dezembro 2002
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Sopas para o coração  

Grandes chefes de cozinha apresentam livro de caldos saudáveis

«Alimentação Saudável o Livro das Sopas, sugestões dos grandes Chefes de Cozinha para o coração dos portugueses» é o título do livro lançado esta semana pela Fundação Portuguesa de Cardiologia em conjunto do laboratório Bial. Trata-se de uma edição que reúne um conjunto de receitas de caldos saudáveis elaboradas por nove dos mais famosos Chefes de Cozinha portuguesa, entre os quais se destaca Carlos Capote, Lindolfo Ribeiro, Hernani Hermida e Fausto Airoldi.

Este livro de receitas destina-se, segundo a FPC, a reforçar a importância da sopa na dieta alimentar portuguesa e os seus efeitos benéficos para a saúde do indivíduo.

De acordo o professor Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), «na população portuguesa está a ocorrer um alarmante aumento da incidência de obesidade e excesso de peso, devido a erros alimentares bem conhecidos. Nada melhor que pedir ajuda aos mais famosos Chefes de Cozinha portuguesa para nos darem as suas receitas, com sugestões de sopas, ao mesmo tempo saudáveis e saborosas, que permitam aos portugueses redescobrir o prazer de uma tradição alimentar portuguesa, agora renovada».

Para Elsa Feliciano, Assessora de Nutrição da FPC, «a sopa, que tem um marcado efeito saciante, contribuindo para a regulação do apetite, estimula a produção de muitas substâncias benéficas e vantajosas para a saúde que interferem, nomeadamente na absorção do colesterol, o que a torna uma excelente opção em situações de regulação do peso e controlo dos níveis de gordura no sangue».

Esta iniciativa conjunta da FPC e Bial engloba também a edição de 1 milhão e 800 mil fichas com as receitas incluídas no Livro das Sopas que serão distribuídas a doentes em consultas médicas e acções de sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares e obesidade.

MNI-Médicos Na Internet

11 de Dezembro de 2002
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar