Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Dezembro 2002
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Nova técnica permite reduzir colesterol de alguns alimentos 

Cientistas argentinos desenvolveram um processo biotecnológico que permite transformar o colesterol presente nalguns tipos de alimentos, como o leite e os ovos, numa pró-vitamina, sem alterar as propriedades dos mesmos.

"O processo consiste em aplicar em alimentos fluídos, como leite e ovos, o extracto isolado de um microorganismo, a Tetrahymena, que actua transformando o colesterol em pró-vitamina d3", explicou Clara Nudel, professora de Microbiologia da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires.

O microorganismo utilizado foi isolado a partir do seu ambiente natural, não tendo sido geneticamente modificado.

A técnica, inédita em todo o mundo, diferencia-se de outros processos como a desnatação do leite, no qual se separam mecanicamente os elementos lipo-solúveis mas que representa a perda de elementos essenciais para o homem, como algumas vitaminas, minerais e ácidos gordos.

"O processo que desenvolvemos, o Delta Seven, reduz de forma selectiva o conteúdo do colesterol em alimentos como ovos, leite e seus derivados, sem alterar o seu valor nutritivo e as suas propriedades de sabor, textura e odor", indicou Nudel.

Além disso, a pró-vitamina d3 tem a capacidade de se transformar no organismo humano, caso este precise, em vitamina D, necessária no processo de formação dos ossos e a fixação do cálcio. Até agora o leite desnatado tinha de ser enriquecido com vitamina D.

Fonte: Lusa

29 de Dezembro de 2002
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar