Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Janeiro 2003
>
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
À procura do chá perfeito de George Orwell 

Cientistas em estudo para homenagear o escritor

Para comemorar o centenário do nascimento de George Orwel, uma equipa de cientistas britânicos lançaram-se à procura da forma perfeita de preparar a sua bebida favorita, o chá.

O projecto foi esta semana anunciado pela Real Academia de Química. Orwell, autor de obras como «1984», escreveu também um ensaio sobre o chá.

Nesse livro, «A Nice Cup of Tea», de 1946, Orwell apresenta 11 passos para fazer o chá perfeito, preenchendo o que ele julgava ser uma lacuna dos livros de culinária.

«É curioso», escreveu o autor, «não só porque o chá é um dos esteios da civilização deste país, mas porque a melhor maneira de fazê-lo é objecto de violentas polémicas».

Orwell dizia que o chá deve ser tomado forte, sem açúcar, e numa chávena de fundo redondo. A infusão deve ser feita antes do acréscimo do leite, insistia o escritor, entrando num debate que provocou controvérsia nos salões de chá.

Outro ensaio de Orwell, publicado após a Segunda Guerra Mundial, continha duras críticas a químicos, bem como a outros cientistas, a quem ele atribuía a culpa pelo conflito. O assessor de imprensa da academia, Brian Emsley, espera que a nova pesquisa afaste o preconceito, ressaltando a importância dos químicos na alimentação e higiene.

«É um pouco de teoria e um pouco de diversão», explicou o cientista. Para descobrir a técnica perfeita para o chá, a organização vai ouvir especialistas e muitos outros membros. O resultado será revelado no dia em que Orwell completaria cem anos, no próximo mês de Junho.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

09 de Janeiro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar