Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2003
>
26
27 28 29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1
Suíça contra alimentos trangénicos 

Agricultores e políticos em campanha de recolha de assinaturas

Representantes dos agricultores suíços e deputados de esquerda vão lançar esta terça-feira uma campanha de recolha de assinaturas para uma iniciativa popular contra a comercialização de sementes, plantas ou animais transgénicos neste país.

A campanha será coordenada por uma aliança de organizações de agricultores, Fundação para a Protecção dos Consumidores e vários grupos ecologistas, tendo como principal objectivo conseguir uma moratória legal de cinco anos baseada no princípio da precaução.

«Não queremos que nos aconteça como as vacas loucas», afirma o agricultor Josef Kunz, um dos promotores, que se considera conservador apesar de se ter aliado nesta causa aos partidos e grupos de esquerda.

Kunz acredita nas vantagens da etiquetagem «sem manipulações genéticas» no mercado europeu, protegido também por uma moratória anti-transgénicos, e afirma que a agricultura dos Quinze apenas conseguirá substituir com produtos especiais.

Outro impulsionador da campanha é o advogado e deputado socialista Ruedi Aeschbacher, que baseia a sua oposição no facto de ainda se saber muito pouco sobre as consequências a médio e longo prazo dos transgénicos.

«Assim que deixarmos escapar da garrafa o génio transgénico, não haverá mais forma de voltar a fechá-la», adverte o deputado, que teme uma ruptura definitiva do equilíbrio da natureza.


Fonte: Lusa

18 de Fevereiro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar