Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2003
>
23
24 25 26 27 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3 4
5
Chocolate, pimenta, ostras, canela...e sexo  

Poder afrodisíaco dos alimentos pode ser um mito

Canela, chocolate, pimenta ou ostras não possuem qualquer poder afrodisíaco, a não ser pelo facto de gostar muito de saboreá-los.

Depois de séculos a acreditar nos poderes milagrosos destes alimentos, especialistas norte-americanos vêm agora dizer que qualquer um destes alimentos tem o mesmo poder sobre a libido do que um molho de brócolos cozidos. Ou seja, os poderes afrodisíacos daqueles alimentos não foram ainda comprovados. Segundo a nutricionista Cynthia Finley, do Centro de Controlo do Peso Johns Hopkins, «não existem provas científicas conclusivas de que algum desses alimentos funcione como afrodisíaco».

Mesmo assim, muitos casais apaixonados em todo o mundo continuam a pensar que algumas comidas estimulam a libido, o que mostra que o mito pode ser mais poderoso do que a ciência, ao menos quando se trata de assuntos amorosos.

Muitos acreditam que as ostras são as responsáveis pelas noites de prazer, enquanto outros crêem que os ingredientes apimentados, como pimenta ou caril, são afrodisíacos porque aumentam os batimentos cardíacos e causam suor, reacções que ocorrem também durante o acto sexual.

Finley põe água na fervura e diz que tudo isso não passa de imaginação. A única forma garantida de aumentar a libido é praticar exercício físico e comer correctamente, assegura a especialista. «As pessoas que têm uma melhor função cardíaca também têm vidas sexuais melhores», garantiu. Isso sim, de acordo com a nutricionista, cria uma boa onda para o amor.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

17 de Março de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar