Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2003
>
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2
3
Pão integral reduz risco ataque cardíaco 

Duas fatias por dia evita doença em pessoas com mais de 65 anos

Comer diariamente duas fatias de pão integral ou uma taça de cereais, com alto conteúdo de fibras, reduz o risco de ataque cardíaco em pessoas com mais de 65 anos, concluiu um estudo divulgado terça-feira nos Estados Unidos.

Dariush Mozaffarian, da Universidade de Washington e do Sistema de Saúde de Veteranos, em Seattle, analisou os dados recolhidos junto de 3.588 homens e mulheres com mais de 65 anos que participaram no estudo de saúde cardiovascular.

O trabalho, divulgado pela revista da associação médica norte-americana Journal of the American Medical Association (JAMA), refere que os participantes não padeciam de qualquer doença cardiovascular no início do estudo, tendo fornecido informações sobre os seus hábitos alimentares num questionário detalhado.

Os investigadores procuravam determinar se o consumo de fibras de frutas, verduras e cereais, nomeadamente grãos integrais, tinha alguma relação com o desenvolvimento de doenças cardíacas em pessoas idosas.

Nos Estados Unidos existem actualmente 35 milhões de pessoas com mais de 65 anos, sendo este o segmento demográfico com crescimento mais rápido. Até 2030 calcula-se que haverá neste país 70 milhões de pessoas nesta faixa etária.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacitação de pessoas idosas. De acordo com o artigo da revista da JAMA, durante o período de acompanhamento dos participantes, uma média de 8,6 anos, houve 811 episódios de doença cardiovascular.

Depois dos ajustes por variáveis como idade, sexo, diabetes, hábitos de tabagismo, exercício, consumo de álcool e ingestão de frutas e verduras, «o consumo de fibra de cereal apareceu associado a uma redução de 21 por cento no risco de doença cardiovascular», refere o trabalho.

Em análises semelhantes, assinalaram os autores do estudo, não foi encontrada uma associação semelhante entre o consumo de fibra vegetal proveniente de frutas ou verduras e a diminuição do risco de doença.

No entanto, os investigadores descobriram que os pães integrais de trigo ou centeio estão associados a uma menor incidência de doenças cardiovasculares quando comparados com as fibras de outros cereais.

«Se bem que a diferença observada não foi grande (relativamente a outros cereais), manifestou-se com uma diferença bastante modesta na dieta, aproximadamente duas fatias de pão integral por dia», assinala o artigo.

«Se comparadas com as intervenções médicas ou cirúrgicas, as alterações na nutrição são relativamente de baixo risco, baixo custo e estão disponíveis para todos», acrescenta.

Fonte: Lusa

03 de Abril de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar