Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2003
>
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2
3
Anorexia pode ser provocada por uma falha no sistema imunitário 

Estudo sugere relação

Um defeito no sistema imunitário pode ser responsável por alguns casos de anorexia e bulimia. Cientistas suecos encontraram provas de que as doenças alimentares podem ser resultantes de distúrbios imunológicos semelhantes aos que, acredita-se, estariam por trás da esclerose múltipla e da artrite.

Os investigadores, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, analisaram amostras de sangue de mulheres que sofrem de anorexia, bulimia ou das duas condições para verificar a presença de agentes químicos do sistema imunitário, os anticorpos.

Em circunstâncias normais, os anticorpos atacam infecções e agentes estranhos que podem representar uma ameaça ao organismo. Mas ocasionalmente, distúrbios imunológicos podem levar os anticorpos a atacar os tecidos do próprio organismo.

Os investigadores descobriram ainda que a maior parte dos doentes produz anticorpos que se acoplam a células de duas estruturas encontradas nos cérebros - o hipotálamo e a glândula pituitária. Ambas as estruturas segregam substâncias químicas que regulam o metabolismo humano.

Por enquanto, ainda não está claro se - ou como - os anticorpos afectam os cérebros das mulheres com distúrbios alimentares. Mas os investigadores acreditam que os anticorpos podem destruir ou interferir indirectamente nos sinais do cérebro que regulam a ingestão da comida e o peso do corpo.

No entanto, segundo enfatizam os cientistas, a presença dos anticorpos não garante que uma pessoa desenvolva um distúrbio alimentar. Isto porque, os mesmos anticorpos foram encontrados numa pequena quantidade de pessoas saudáveis.

O especialista em distúrbios alimentares Frances Conan, da Clínica Vincent Square, em Londres, disse à BBC ser provável que as doenças sejam causadas por uma interacção entre factores biológicos, psicológicos e sociais. «A maioria das pessoas concorda que seja provavelmente uma combinação de herança genética e as primeiras experiências de vida, psicológicas e sociais, que juntas criam uma vulnerabilidade biológica e psicológica à doença».

E acrescenta: «Mas há várias razões para o envolvimento do hipotálamo e da glândula pituitária, uma vez que essas estruturas regulam o apetite e a imagem do corpo.» O estudo foi publicado na revista Proceedings da National Academy of Sciences, nos Estados Unidos.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

23 de Abril de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar