Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Maio 2003
27
28 29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Chá combate mau hálito e cáries 

Infusões podem revolucionar saúde oral

Se tem medo das horríveis dores de dentes ou se se inibe de beijar por ter mau-hálito, o melhor é beber muito chá.

Segundo um estudo do microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos
Estados Unidos, as substâncias presentes no chá destroem os vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como as cáries. A descoberta pode abrir caminho para adicionar elementos do chá em pastas dentífricas e elixires orais. Para o cientista, o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microorganismos nocivos à higiene oral. Em geral, a eficiência é maior entre os tipos que contêm cafeína, como o chá preto, considerado a mais popular bebida do planeta.

Mas estas não são os únicos benefícios do chá para a saúde oral. Um outro estudo norte-americano da Universidade de Illinois refere que a infusão pode servir para combater o mau hálito. Adianta a investigação que a acção do chá contra o mau hálito deve-se à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis.

Experiências em laboratório mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. «Em determinado caso, o polyphenols matou cerca de 90 por cento das bactérias mais comumente associadas ao mau hálito em menos de 20 minutos», disse Christine Wu, professor da Universidade de Illinois na faculdade de Odontologia de Chicago.

No entanto, os dentistas alertam para o facto de que tomar bastante chá não significa descuidar a higiene oral. «Não se deve parar de lavar os dentes com a pasta convencional, pelo menos até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá», disse Ian Douglas, da Escola de Medicina da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, um dos países onde mais se consome chá.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

26 de Maio de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar