Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2003
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Muita água com muito exercício «pode ser fatal» 

Cuidado com a ingestão em excesso...

A maioria dos desportistas sabe dos riscos da desidratação e da necessidade de beber líquidos durante a prática de exercício físico. Mas os médicos também alertam para o perigo de beber muita água.

Combinada com a perda de sódio, a ingestão de líquido em excesso durante longos períodos de exercício - como corridas longas - pode causar hiponatremia _ intoxicação por água _ que é fatal.

Os corredores amadores estão mais sujeitos a este problema, já que os desportistas experientes, como a atleta britânica Paula Radcliffe, correm rápido demais para beber em excesso.

As pessoas que praticam exercícios por curtos períodos de tempo, como uma ou duas horas no ginásio, também têm poucas possibilidades de desenvolver a doença.

Os especialistas dizem que a necessidade de beber água durante os exercícios é exagerada. Nos Estados Unidos, a preocupação com a hiponatremia levou o USA Track and Field, o órgão que regula o atletismo no país, a publicar novas directrizes para os corredores de longa distância.

O médico David Martin, da Universidade do Estado da Geórgia, estudou os hábitos de ingestão de líquido de corredores amadores e encontrou 70 casos de hiponatremia desde 1985 ¿ muito mais do que de desidratação. «Estamos muito preocupados com o número cada vez maior de pessoas que começam a correr com a ideia feita de que ¿beber água, nunca é demais; beba água ou corre o risco de ficar desidratado; não se preocupe com o calor, beba mais¿ », afirmou o médico a um jornal americano. «Isso é completamente errado», aponta o especialista.

Outro médico, o cardiologista Dan Tunstall-Pedoe, do hospital St Bartholomew, em Londres, disse que, numa maratona, deve-se beber cerca de meio litro de água por hora. «Mas no ginásio a situação é outra», afirmou. Segundo o especialista, é possível perder cerca de um litro de água no ginásio, mas a quantidade é facilmente reposta após o exercício físico.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins
MNI-Médicos Na Internet

09 de Junho de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar