Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2003
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
É possível emagrecer com prazer  

«Dietas sem Dieta» um livro para saborear sem passar fome

Não é «um compêndio de culinária» nem tão-pouco «um livro técnico sobre nutrição». É antes um manual prático que visa ensinar a emagrecer ou manter o peso e que parte de uma ideia agradável: «É fundamental continuar a comer com prazer para que a vida não perca sabor». «Dietas sem Dieta», da autoria da nutricionista Paula Veloso, é hoje apresentado na livraria Garfos&Letras, no Porto.

Com chancela da Porto Editora, o livro de Paula Veloso pretende «desmistificar o conceito de dieta», explicou a autora. Porque para ganhar o combate à balança «não é obrigatório passar fome, comer cozidos e grelhados e eliminar farináceos». A filosofia da obra é mesmo «emagrecer com prazer».

«Não há alimentos maus nem proibidos. A regra está no bom senso e na moderação», pode ler-se no livro, que começa por recordar que «o número crescente de pessoas obesas nos países ditos desenvolvidos» está intimamente relacionado com «o facto de ter de se comer fora diariamente, recorrer aos ''''fast food'''', passar horas no computador (no trabalho e em casa) e ser dependente do automóvel (nem que seja para ir ao café da esquina)».

E o excesso de peso, sublinha a autora, é quase uma garantia para doenças como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, dificuldades respiratórias e certos tipos de cancro. Por isso, diz Paula Veloso, «em vez de fazer dietas hipocalóricas, é imprescindível» reaprender «a comer e a cozinhar».

Fonte: Público

12 de Junho de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar