Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2003
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Cientistas japoneses produzem planta de café «descafeinada» 

Procura crescente promove investigação

Uma equipa de cientistas japoneses anunciou ter produzido com sucesso a primeira planta de café geneticamente modificada para ser descafeinada. O avanço científico foi descrito na última edição da revista Nature.

De acordo com o estudo levado a cabo pelos investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Nara, publicado na revista científica, foi possível reduzir a actividade dos genes responsáveis pela cafeína da planta do café da espécie Coffea Canephora, obtendo, assim, uma planta com menos 70% de cafeína.

Uma descoberta que vem abrir possibilidade para o cultivo de grãos de café descafeinados, e dar resposta à crescente procura deste tipo de café, preferido por muitas pessoas por ser menos agressivo para o organismo. É também uma forma de dar resposta aos principais problemas do café sem cafeína actual, descafeinado através de um processo químico, que tem custos elevados, e tem um gosto «diferente».

Problemas que, segundo um dos investigadores, Shinjiro Ogita, «podem ser superados com a modificação genética das plantas de café». Ainda de acordo com o mesmo cientista, os grãos de café resultantes desta planta são em tudo idênticos aos convencionais, exceptuando o facto de terem menos cafeína.

O próximo passo é aplicar a mesma técnica à variedade Arábica da planta de café, que domina 70% do mercado mundial de café. Outra possibilidade da engenharia genética é o desenvolvimento de novas espécies de plantas cafeeiras.

Fonte: href=http://www.diariodigital.pt>Diário Digital

27 de Junho de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar