Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2003
27
28 29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3 4 5
6
Diga não à Osteoporose 

Quando um simples problema de ossos se transforma em osteoporose é urgente agir


Como em tudo, ou quase tudo, no corpo humano também os 206 ossos que formam o esqueleto têm a sua importância e exigem cuidados especiais. O cuidado com estes visa quase sempre, se não sempre, prevenir o aparecimento de uma doença que dá por nome de osteoporose.

Estes 206 ossos encontram-se em constante reconstituição. Uma reconstituição que consiste numa formação de tecido ósseo novo e numa destruição do velho. Todo este processo é permanente mas o pico da densidade óssea é alcançado cerca dos 30 anos. Os 30 anos são vistos como a meta onde cada ser humano ganha mais ossos do que perde. Quando o contrário começa a acontecer estamos perante a osteoporose.

Nesta área o sexo feminino sai mais prejudicado. Isto porque a mulher para além de ter menos de 25% a 30% massa óssea do que o homem, também perde 35% de osso compacto e 50% do tecido esponjoso ao longo da vida. O homem perde, aproximadamente dois terços dessas percentagens. Contudo, isso não livra o homem de problemas de ossos relacionados com a idade ou a alimentação inadequada.


As mulheres que têm probabilidade de ser vitimas desta doença são as que apresentam entre outros aspectos antecedentes familiares, são baixas, magras e fumam. Outros dos factores que podem ser cúmplices da doença prendem-se com a menopausa precoce e a cirúrgica. Para contornar o aspecto da menopausa precoce torna-se necessária uma terapia de reposição hormonal combinada com o consumo de cálcio como suplemento ou o uso de medicamentos específicos.

Evitar a osteoporose:

Podem ser apontados três caminhos para conseguir fazer com que a doença dê sinais de alerta o mais tarde possível e são eles: ter uma alimentação cuidada, fazer exercício físico e apanhar sol. Na alimentação, o ser humano deve consumir sempre que seja possível: ingredientes que contenham vitamina C e D, ingerir leite, peixe, frutos do mar, amêndoas e avelãs. Quando se faz desporto deve-se incluir neste a corrida, a ginástica e o levantamento de peso.

Mesmo não tendo nem de perto nem de longo cerca de 30 anos aplique na mesma e o mais rapidamente o ditado popular não deixe para amanhã o que pode fazer hoje ou melhor previna hoje o que amanhã pode não poder ser prevenido.

Para mais informações contacte o seu médico de família ou leia por exemplo no site Herba Express.

Adriana José Oliveira
MNI - Médicos Na Internet

11 de Agosto de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar