O gelado é o produto mais consumido pelos norte-americanos durante o Verão. Esta é a conclusão a que chegou um estudo de mercado efectuado pelo Centro de Ciência para o Interesse Público (CSPI), um grupo americano independente. A análise destes saborosos produtos dá que pensar. Na revista «Nutrition Action Healthletter», o grupo refere que toda a gente sabe que o gelado não é uma comida saudável. «Mas a quantidade de calorias e de gordura saturada surpreenderia a maioria dos consumidores.»
Para elucidar melhor os consumidores, a CSPI citou gelados conhecidos do público americano, como Ben & Jerry (um cone de chocolate com bolacha que contém 320 calorias e 10 gramas de gordura saturada, metade da quantidade diária recomendada) e Häagen-Dazs (o sundae feito com gelado de chocolate com menta tem 1.270 calorias).
Mais de dois terços dos americanos estão acima do peso - 30 por cento são obesos. O CSPI pede aos restaurantes que mostrem claramente os valores nutricionais dos gelados que servem. E mais. O grupo argumenta que os donos das cadeias alimentares têm responsabilidade na epidemia de obesidade que domina nos Estados Unidos. «Ninguém duvida que a epidemia tem muitas causas», afirma o director da CSPI, Michael Jacobson. E acrescenta que, no entanto, «o tamanho absurdo e a densidade calórica dessas ''''indulgências'''' tem algo a ver com o tamanho das calças dos americanos.»
Para a porta-voz da Ben & Jerry, Chrystie Heimert, contactada pela agência Reuters, os índices calóricos estão disponíveis no site e também nas suas lojas, mas afirma ser difícil calcular os valores para cada consumidor. A CSPI já criticou publicamente outros produtos populares no país, tais como a comida chinesa, o hambúrguer e a pipoca.
Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet |