Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Setembro 2003
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3
4
Gelado é o produto mais consumido no Verão nos EUA 

Norte-americanos e o excesso de peso

O gelado é o produto mais consumido pelos norte-americanos durante o Verão. Esta é a conclusão a que chegou um estudo de mercado efectuado pelo Centro de Ciência para o Interesse Público (CSPI), um grupo americano independente. A análise destes saborosos produtos dá que pensar. Na revista «Nutrition Action Healthletter», o grupo refere que toda a gente sabe que o gelado não é uma comida saudável. «Mas a quantidade de calorias e de gordura saturada surpreenderia a maioria dos consumidores.»

Para elucidar melhor os consumidores, a CSPI citou gelados conhecidos do público americano, como Ben & Jerry (um cone de chocolate com bolacha que contém 320 calorias e 10 gramas de gordura saturada, metade da quantidade diária recomendada) e Häagen-Dazs (o sundae feito com gelado de chocolate com menta tem 1.270 calorias).

Mais de dois terços dos americanos estão acima do peso - 30 por cento são obesos. O CSPI pede aos restaurantes que mostrem claramente os valores nutricionais dos gelados que servem. E mais. O grupo argumenta que os donos das cadeias alimentares têm responsabilidade na epidemia de obesidade que domina nos Estados Unidos. «Ninguém duvida que a epidemia tem muitas causas», afirma o director da CSPI, Michael Jacobson. E acrescenta que, no entanto, «o tamanho absurdo e a densidade calórica dessas ''''indulgências'''' tem algo a ver com o tamanho das calças dos americanos.»

Para a porta-voz da Ben & Jerry, Chrystie Heimert, contactada pela agência Reuters, os índices calóricos estão disponíveis no site e também nas suas lojas, mas afirma ser difícil calcular os valores para cada consumidor. A CSPI já criticou publicamente outros produtos populares no país, tais como a comida chinesa, o hambúrguer e a pipoca.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins

Jornalista

MNI-Médicos Na Internet

09 de Setembro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar