Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Outubro 2003
28
29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Alimentação rica em vegetais pode evitar um terço dos cancros 

Estudo britânico lança alertas

Uma alimentação rica em vegetais e fruta em vez do tradicional bife com batatas fritas pode ser fundamental no combate ao cancro, chegando a prevenir um em cada três casos da doença, concluíram especialistas britânicos.

De acordo com os resultados da investigação conduzida pelo Grupo inter-parlamentar britânico para o cancro em colaboração com o Instituto de Investigação Alimentar, esta semana divulgados, a alimentação é uma importante, apesar de pouco utilizada, arma anti- cancro.

«Com intervenções ao nível da dieta alimentar, temos o potencial de prevenir cerca de um terço de todos os cancros», afirmou Ian Gibson, que presidiu ao grupo de trabalho.

No trabalho, os investigadores britânicos estudaram os mecanismos moleculares das células malignas, essenciais para o aparecimento e progressão do cancro, analisando depois o efeito dos alimentos (seus componentes) nesses mesmos processos.

No entanto, e apesar das potencialidades de uma dieta alimentar equilibrada e saudável e os malefícios de uma outra rica em gordura e carne, o cancro é uma doença que envolve vários factores e intriga os cientistas. Factores ambientais - exposição ao Sol, ao fumo do tabaco, dieta rica em gorduras - podem levar ao desenvolvimento desta doença em certos indivíduos mais susceptíveis.

Fonte: Lusa

24 de Outubro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar