Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Outubro 2003
28
29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Comer com pauzinhos chineses pode causar artrose 

Doença ataca quem usa utensílios com frequência

Comer com frequência com pauzinhos chineses, os utensílios frequentes em restaurantes chineses ou japoneses, aumenta o risco de desenvolver artrose (ou osteoartrite), doença que causa dores e inchaço nas articulações.

Um estudo feito em Pequim indica que o esforço repetitivo de juntar os pauzinhos com a mão para conseguir apanhar a comida no prato pode causar problemas nas articulações dos dedos e das mãos.

Mais de 2,5 mil moradores da capital chinesa com mais de 60 anos que comiam usando para tal os pauzinhos passaram por vários testes destinado a saber se tinham algum tipo de dano nos ossos das mãos.

Em primeiro lugar, os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (EUA) tentaram investigar em cada voluntário com que mão cada um deles comia. Em seguida, analisando as radiografias, chegaram à conclusão de que havia mais sinais de artrose na mão usada para segurar os pauzinhos que na outra.

Os cientistas apresentaram recentemente os seus resultados no encontro da Faculdade Americana de Reumatologia de Orlando, na Flórida.

Apesar de ser necessário mais estudos sobre o assunto, a verdade é que, mesmo que se chegue à conclusão de que os pauzinhos são nocivos à saúde, será difícil mudar um hábito milenar entre os orientais.

Nas articulações normais, a cartilagem cobre o fim de cada osso, funcionando como uma espécie de almofada para suavizar os movimentos.

Com a artrose (ou osteoartrite), a cartilagem entre os ossos rompe-se, causando dores e inchaços que podem até impedir os doentes de executar as actividades do dia-a-dia.

A causa da doença não é conhecida, mas a maioria dos médicos culpa o uso excessivo de algumas articulações.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins

Jornalista

MNI-Médicos Na Internet

27 de Outubro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar