Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Outubro 2003
28
29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Doentes cardíacos necessitam de dieta controlada 

Pacientes precisam de mais calorias e proteínas

As pessoas com insuficiência cardíaca congestiva necessitam de ingerir mais calorias e proteínas do que aquelas que não têm problemas cardíacos, revela um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. Segundo os investigadores, os que sofrem desta patologia têm geralmente um gasto de energia igual ou superior às calorias que consomem, acabando por ficar com pouca energia disponível para as actividades diárias.

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) pode surgir na sequência de um enfarte do miocárdio e caracteriza-se pela incapacidade do coração em bombear o sangue de forma eficaz, o que provoca problemas como a acumulação de líquido nos pulmões ou nas pernas. A doença é tratada com medicamentos contra a retenção de líquidos, que ajudam o coração a bombear normalmente.

O estudo agora publicado e realizado pela Universidade de Pavia, em Itália, comparou o gasto de energia em pacientes com este problema e em pessoas com características semelhantes, mas sem complicações cardíacas. As conclusões indicaram que, apesar de consumirem a mesma quantidade de calorias que as outras pessoas, os doentes com ICC gastavam a energia mais rapidamente, passando a maior parte do tempo com reservas muito baixas.

Os autores do estudo defendem assim que «os doentes com ICC não comem o suficiente para satisfazer as suas necessidades energéticas» e que o consumo de calorias e proteínas em quantidades normais não basta a estes doentes.

Fonte: Diário Digital

31 de Outubro de 2003
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar