Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Janeiro 2004
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
UE proíbe importação de frangos da Tailândia devido a gripe das aves  

Confirmados dois primeiros casos em pessoas

A União Europeia vai proibir a importação de galináceos da Tailândia, onde foram confirmados dois casos de gripe das aves em duas crianças, anunciou esta sexta-feira fonte da Comissão Europeia.

O comissário europeu para a Saúde, David Byrne, que está na Tailândia, «sugeriu aos seus colegas a suspensão das importações de galináceos e produtos avícolas da Tailândia para a EU», disse a sua porta-voz, Beate Gminder.

«A Tailândia é o único país da Ásia de onde importamos galináceos», precisou a porta-voz, acrescentando que nenhum galináceo vivo entrou até agora no mercado europeu. A Organização Mundial de Saúde anunciou entretanto que vai enviar este fim-de-semana dois peritos em gripe para a Tailândia, para ajudarem este país a enfrentar o surto da doença.

Entretanto, a ministra da Saúde Pública da Tailândia confirmou sexta-feira a existência de dois casos de gripe das aves em duas crianças internadas em hospitais do centro do país. As duas crianças infectadas com o vírus H5N1, de seis e sete anos, viviam perto de aviários onde morreram galinhas e teriam alegadamente tocado em carcassas de animais mortos.

Análises feitas a um terceiro paciente presumivelmente infectado pelo mesmo vírus revelaram-se negativas e dois outros casos estão sob vigilância, acrescentou a ministra Sudarat Keyuraphun aos jornalistas.

O governo tailandês negara até agora a existência de casos de gripe das aves, afirmando que os milhões de animais mortos recentemente nos aviários do país tinham sido vitimados por «uma epidemia de cólera e bronquite».

Fonte: Lusa

23 de Janeiro de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar