Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2004
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1 2 3 4 5
6
Países afectados pela gripe das aves não denunciam doença  

Vírus descoberto em quinta nos Estados Unidos

A Organização Mundial de Saúde criticou terça-feira os países asiáticos afectados pela gripe das aves que se têm mostrado mais preocupados em proteger as respectivas economias do que as vidas humanas.

O representante da organização na Tailândia, Bjorn Melgaard, escusou-se a identificar os países asiáticos que adoptam aquele comportamento, depois de vários especialistas internacionais terem criticado uma alegada ocultação da gravidade da epidemia para proteger indústrias agro-alimentares e turísticas.

A Tailândia levou várias semanas a reconhecer oficialmente a existência de casos de gripe das aves e o Vietname decidiu abandonar a estratégia de abate sistemático de frangos, nomeadamente por ter elevados custos para a indústria avícola.

Estados Unidos

Entretanto, o governo norte-americano informou oficialmente esta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) do aparecimento de um vírus da gripe das aves numa quinta de Delaware, nos Estados Unidos, anunciou o director geral da organização, Bernard Vallat.

«A família viral em causa é o H7 e não o H5 como na Ásia, o que prova que as duas epizootias não estão relacionadas», declarou Vallat.

Segundo o director geral da Organização Mundial de Saúde Animal, «o teste oficial da OIE, para determinar o índice patogénico do vírus em causa é aplicado mas é preciso esperar vários dias para conhecer os resultados».

Cerca de 12 mil galinhas foram abatidas sábado passado nos Estados Unidos, numa quinta do condado de Kent no Estado de Delaware (leste), onde o vírus da gripe das aves foi detectado.

Fonte: Lusa

10 de Fevereiro de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar