Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2004
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1 2 3 4 5
6
Níveis elevados de ferro podem indicar risco de diabetes na mulher 

Estudo avalia mais de 32 mil pessoas

Mulheres com níveis elevados de ferro no sangue correm três vezes mais riscos de contrair diabetes, indica um estudo divulgado na revista da Ordem dos Médicos norte-americana. A investigação envolveu 32.826 mulheres saudáveis que foram seguidas durante dez anos depois de terem dado amostras de sangue para análise. Em 698 dessas mulheres foi diagnosticada diabetes de tipo II. Em média, estas tinham níveis iniciais de ferro significativamente mais altos do que as outras.

Se os resultados forem confirmados por outros estudos, simples análise ao sangue poderão um dia ajudar os médicos a determinar que pacientes desenvolverão mais tarde diabetes. Os mesmos altos níveis poderão também indicar, por exemplo, que as mulheres deviam evitar suplementos de ferro, segundo um dos autores do estudo, responsável por Medicina Preventiva no Brigham and Women Hospital de Harvard.

Sabe-se que as pessoas com hemocromatose - uma doença hereditária que leva o corpo a absorver demasiado ferro dos alimentos - têm predisposição para a diabetes.

Níveis elevados de ferro podem danificar as células e interferir com o funcionamento dos órgãos, o que pode afectar o uso pelo organismo da insulina, uma hormona que ajuda a converter em energia o açúcar do sangue, segundo os investigadores. A diabetes surge quando o organismo não consegue produzir insulina suficiente ou não a usa devidamente. O ferro é necessário para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

A existência de níveis elevados pode ser hereditária ou, como alguns dados o sugerem, ser causada pelo consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em ferro ou comprimidos com altas doses de ferro.

No estudo em causa, o ferro contido na dieta não foi muito associado a elevados níveis de ferro no sangue, sendo os resultados demasiado preliminares para recomendar quaisquer mudanças de estilo de vida, afirmou Manson.

Fonte: Lusa

13 de Fevereiro de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar