Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2004
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1 2 3 4 5
6
Gripe das aves fez a vigésima vítima  

Rapaz de 13 anos morreu na Tailândia

A gripe das aves fez a sua vigésima vítima: um rapaz tailandês de treze anos morreu no sábado no hospital do nordeste do país onde estava internado há duas semanas. «Morreu a noite passada por insuficiência respiratória», informou à Reuters Charal Trinwuthipong, chefe do Departamento de Controlo de Doenças tailandês.

Com a morte de Ekaphan Pongkhan, que ficou doente dez dias depois de as galinhas da sua família começarem a morrer misteriosamente, sobe para seis o número de tailandeses que já sucumbiram à doença. No Vietname, já morreram 14 pessoas. Na Tailândia, há neste momento 22 pessoas suspeitas de terem contraído a doença. O último caso reportado pelas autoridades é o de uma menina de apenas um ano.

Pequim, por seu turno, está a preparar-se para um eventual surto de gripe das aves, noticiou a AP. Anteontem, para mostrar que estão atentas, apesar de ainda nenhum caso ter atingido o país, as autoridades efectuaram um exercício de protecção contra o vírus. A Organização Mundial de Saúde já se mostrou preocupada com a possibilidade de haver vítimas mortais na China, devido ao largo número de infecções de aves já registado.

Dez países e territórios asiáticos foram já atingidos por surtos de gripe das aves e mais de 80 milhões de animais acabaram por ser abatidos. Entretanto, está já confirmado que a doença está a atacar outras espécies. As autoridades indicaram que um tigre de um jardim zoológico tailandês que morreu há um mês foi atingido pela gripe das aves. Com medo de propagação a outras espécies, outro zoo da Tailândia já procedeu ao isolamento de dois pandas gigantes.

As Nações Unidas apelaram aos países asiáticos para não baixarem os braços na luta contra a gripe das aves. Hoje mesmo, sete países vão encontrar-se em Nova Deli para concertar estratégias de luta contra a epidemia.

Fonte: Público

16 de Fevereiro de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar