Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2004
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1 2 3 4 5
6
Estirpe perigosa da gripe das aves encontrada no Texas 

Sub-tipo é mais contagioso


 

Um subtipo do vírus da gripe das aves bastante mais contagioso e perigoso do que inicialmente se tinha pensado foi encontrado numa exploração de frangos do Texas, fez saber o Ministério da Agricultura norte-americano.

Trata-se de uma estirpe diferente da que já tinha sido detectada em quatro outros estados norte-americanos, mas, segundo Ron DeHaven, veterinário do ministério, não corresponde ao H5N1, o subtipo de vírus da gripe A que já matou 22 pessoas na Tailândia e no Vietname e levou ao abate de milhões de aves domésticas em vários países asiáticos.

O subtipo encontrado em frangos de Gonzales County, no sul do Texas, apesar de mais perigoso para as aves do que inicialmente se julgava, não representa, segundo Nancy Cox, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças federal, uma grande ameaça para as pessoas.

Para já, foi pedido às autoridades que suspendam as exportações de produtos avícolas da zona infectada. O nome da exploração, bem como a sua localização exacta, não foram facultados mas, adiantou DeHaven, aves do aviário em causa foram destruídas durante o fim-de-semana. A mesma estirpe do vírus foi ainda encontrada em mercados de aves vivas de Houston, explicou DeHaven. Frangos de um desses mercados foram também abatidos, tendo o processo de abate sido iniciado num outro mercado.

Fonte: Público

26 de Fevereiro de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar