Poucos são aqueles que conhecem a receita da Coca-Cola, segredo religiosamente guardado desde 1886, ano em que a bebida mais vendida do mundo foi criada. Contudo, o mesmo não se passa com a Dasani, marca criada pela multinacional americana para a venda de água engarrafada e cuja origem não podia ser mais transparente: a água da torneira... Foi na terça-feira que a Coca-Cola, pela porta-voz Judith Snyder, admitiu que a água lançada em 1999 nos Estados Unidos é recolhida da rede pública.
No mesmo comunicado, a companhia vincou no entanto que esta água é depois purificada e engarrafada em fábricas especializadas. Segundo a Coca-Cola, a água passa por um processo de purificação especial baseado em três filtros, com o fim de eliminar impurezas e dar melhor sabor, sendo que, por tudo isto, referiu Judith Sniyder, a água que acaba nas garrafas «não se assemelha em nada a água da torneira».
Entretanto, a Thames Water, companhia britânica de distribuição de água, já reagiu ao comunicado da Coca-Cola, referindo que «a água da rede pública passa por todos os testes de qualidade», não necessitando de «tratamentos adicionais.»
Fonte: Público |