Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2004
>
29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Café faz bem à saúde¿ 

¿e quanto mais forte, melhor

Beber café é uma rotina diária para milhões de pessoas. Mas, durante alguns anos, este hábito saboroso foi alvo de propaganda negativa em relação aos seus efeitos sobre a saúde.

Para a nutricionista italiana Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da cidade de Bergamo, no norte da Itália, o café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor. Diz a especialista que existem fortes razões cientistas para o que acaba de afirmar.

Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e tanino, substâncias que fazem bem ao coração e artérias. Mas não é tudo: o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas no fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação e reduz o risco de ataques de asma.

A especialista recomenda que as pessoas tomem um café expresso, em vez do instantâneo, para desfrutar dos efeitos mais benéficos da bebida. Mas Chiara Trombetti alerta que não há como negar que, para algumas pessoas, o café não é algo indicado.

Beber café a mais pode aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, além de desencadear tremores nas mãos. Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e com úlceras estomacais são geralmente aconselhadas a não tomar a bebida. E, mesmo para as pessoas que não se encaixam nessas categorias, Chiara não aconselha mais do que quatro chávenas por dia.

Traduzido e adaptado por:

Paula Pedro Martins

Jornalista

MNI-Médicos Na Internet

08 de Março de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar