Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2004
>
29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Diabetes afecta 400 mil doentes 

Doença debatida em Coimbra

A diabetes já afecta cerca de 400 mil pessoas em Portugal, número que poderá duplicar até 2025, devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). «O sedentarismo e o abandono da alimentação mediterrânea,aliando alguma carga genética, são factores que fazem aumentar o número de diabéticos em Portugal», afirmou Manuela Carvalheiro, directora do serviço de Endocrinologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, à Lusa.

Para a responsável, da Comissão Científica do VI Congresso Português de Diabetes, que decorre entre hoje e sábado na Exponor, em Matosinhos, tanto a sociedade como a comunidade científica devem estar conscientes dos factores de risco da doença. Debater os problemas do momento, em termos de terapêutica, diagnóstico e complicações da doença, são os principais objectivos deste congresso, que reunirá especialistas nacionais e internacionais. «A experiência da gravidez em mulheres com diagnóstico de diabetes gestacional», «Atitudes dos diabéticos face à sua doença crónica» e «Consulta de prevenção do pé diabético» são alguns dos temas a abordar no congresso.

Segundo Manuela Carvalheiro, o congresso, que é organizado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, apresentará os avanços da ciência na relação da diabetes com a doença cardiovascular e as últimas inovações no tratamento da patologia. «O nosso tratamento terá que ser multidisciplinar e, acima de tudo, optimizar os valores da glicemia, dos lípidos e da tensão arterial com a ajuda dos anti-hipertensores, dos anti-agregantes plaquetários e dos anti-diabéticos orais», disse.

Fonte: Lusa

18 de Março de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar