Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2004
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Trigo mais produtivo 

Identificados genes que adaptam o cereal a vários climas

Cientistas norte-americanos identificaram os genes que dão ao trigo a sua capacidade de adaptação a diversos climas, o que poderá ajudar a humanidade a torná-lo mais produtivo e resistente a condições adversas.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em Davis, anunciou sexta-feira ter isolado e clonado o segundo de dois genes que controlam a vernalização, que é a capacidade da planta florescer só depois de um inverno frio. Esta capacidade permite que a planta tenha algum crescimento no Outono mas só floresça depois do Inverno.

Ao encontrarem o gene que activa a floração e o que põe um travão a esse processo, os investigadores desenvolveram uma percepção mais clara de como o trigo tem sido capaz de se adaptar tanto a zonas de invernos longos como a regiões temperadas, o que o torna o cereal mais popular e importante de todos.

A descoberta também abre caminho à manipulação do processo de vernalização, que poderá fazer gerar novas variedades de trigo, comercialmente mais significativas, com períodos de crescimento mais curtos, que floresçam mais cedo ou não floresçam de todo, explicou Jorge Dubcovsky, chefe da equipa de investigadores.

O homem e o trigo têm viajado juntos por todo o planeta nos últimos dez mil anos, adaptando-se a climas e paisagens diferentes. A humanidade depende do trigo, que é o cereal mais cultivado. Mais de 270 milhões de quilos deste cereal - 23 por cento dos alimentos disponíveis anualmente para consumo humano - são cultivados em mais de 70 países e consumidos em todo o mundo.

Fonte: Lusa

05 de Abril de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar