Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2004
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Bebés aprendem a saborear com o leite materno 

Gostos alimentares podem ser decididos nos primeiros meses de vida


 

O que comemos com poucos meses de idade pode ser determinante para decidir aquilo de que gostamos e não gostamos para toda a vida. Uma equipa de investigadores do Monell Chemical Senses Center, em Filadélfia, descobriu que os nossos gostos alimentares podem desenvolver-se muito antes da introdução da comida sólida nas refeições diárias.

Num artigo científico publicado na revista norte-americana «Pediatrics», os cientistas relatam a experiência que fizeram ao longo de sete meses, com 53 bebés. Os bebés foram divididos em dois grupos e alimentados com duas fórmulas industriais de leite em pó. Uma delas era à base de leite, com um leve sabor a cereais. O outro leite era baseado em proteínas hidrolisadas, para tornar a substância mais digerível para os bebés.

Ambas as fórmulas têm um valor nutritivo similar mas diferem bastante no que diz respeito ao sabor. A segunda fórmula foi considerada extremamente desagradável pelos adultos, deixando um travo amargo no final, bastante pronunciado.

A partir das duas semanas de idade e durante os sete meses seguintes, estes bebés beberam exclusivamente uma das fórmulas e todos pareciam estar satisfeitos. No final dos sete meses, a todos os bebés foi dada oportunidade de beber dos dois tipos de leite.Aqueles que nunca tinham provado a fórmula hidrolisada antes dos sete meses rejeitaram-na com determinação. Os bebés habituados a esta fórmula mostraram-se relaxados e satisfeitos e preferiram até beber mais deste leite.

O estudo faz parte de uma investigação a longo prazo destes cientistas, que procuram compreender a base das preferências individuais no que diz respeito à comida. Gary Beauchamp, co-autor deste artigo, desenvolveu também investigação que mostra que os bebés aprendem os sabores durante a fase de amamentação, quando são expostos à variedade de sabores presentes no leite materno.

Fonte: Público

08 de Abril de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar