Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2004
27
28 29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Moscas têm o mesmo paladar que os humanos 

Ambos com receptores de sabores...



«Que aborrecido, a mosca teima em não largar o meu bolo...» De certeza que já lhe aconteceu uma situação semelhante, mas já pensou que a mosca pode estar a apreciar o seu bolo da mesma maneira que você?

Segundo um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, os alimentos têm o mesmo sabor para as moscas e humanos. Os investigadores efectuaram o primeiro estudo genético pormenorizado aos receptores de sabor nas moscas. E o estudo concluiu que, tal como os humanos, as moscas a fruta têm receptores dedicados aos sabores doces e amargos. No entanto existe uma grande diferença: a localização desses mesmos receptores.

Enquanto os nossos receptores de sabores se localizam apenas na língua, as moscas Têm receptores de sabor localizados em todo o corpo, incluindo nas pernas, assas, a prosbocis para consumir alimentos, e inclusive o local de onde saem os ovos. Ao que parece, segundo os cientistas, as moscas experimentam o sabor com todo o corpo.

No estudo publicado na revista Cell, Kristin Scott, professora assistente de biologia molecular e celular explicou que «basicamente, os neurónios para o sabor indicam à mosca se o alimento é bom ou mau para consumir. É bastante surpreendente que ao longo de centenas de milhões de anos de evolução, as moscas e os humanos utilizem a mesma lógica para detectar o sabor.»

Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

07 de Julho de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar