Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2004
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Gripe das aves regressa ao Vietname 

Três pessoas morreram devido ao vírus

 

Três pessoas morreram na semana passada no Vietname devido à gripe das aves em humanos, mas em apenas uma delas foi identificada a estirpe H5N1: até ao momento, a única que pode passar directamente das aves de capoeira para o homem, desencadeando a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) precisou ontem que os testes preliminares efectuados no Instituto Pasteur de Ho Chi Minh-Ville (Sul do país), numa das vítimas, revelou a presença da estirpe H5N1, a mais grave e mortal para o ser humano.

Por seu turno, o Ministério da Saúde do Vietname não só confirmou estes três casos como receia que novas mortes possam vir a verificar-se, uma vez que duas outras pessoas se encontram hospitalizadas com sintomas idênticos aos apresentados pelas vítimas.

Saliente-se que a confirmação deste cenário surge quatro meses após as autoridades sanitárias terem garantido que a doença tinha sido erradicada daquele país asiático. Em comunicado, a OMS informa que estes são os primeiros casos oficiais registados no Vietname desde Fevereiro, e que as três pessoas falecidas - duas crianças da província de Ha Tay (Norte do país) e uma mulher da província de Hau Giang (Sul) - faziam parte de um grupo hospitalizado entre 19 de Julho e 8 de Agosto.

De acordo com a OMS, a confirmação da estirpe H5N1 como estando na origem de uma das mortes «sublinha o risco de transmissão do vírus ao homem a partir das aves de capoeira infectadas». Mais: segundo as autoridades de saúde, «esse risco durará enquanto existirem infecções entre as aves».
Novos casos da epidemia foram anunciados durante o mês de Julho na China, na Indonésia e também na Tailândia.

Fonte: Diário de Notícias

20 de Agosto de 2004
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar