Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2005
>
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2 3 4
5
O peixe que acende uma luz dourada  

Empresa vende novas espécies que brilham no escuro



Uma empresa de Taiwan, que ganhou fama mundial por produzir peixe transgénico, actualizou a sua linha de produtos com novas espécies, uma das quais acende luzes florescentes douradas no escuro. O animal, geneticamente modificado, é o último de uma linha que tem vindo a ser desenvolvida pela Taikong Corp. desde 2001.


De acordo com o director financeiro da empresa, Bill Kuo, as vendas devem ser um sucesso, porque tradicionalmente o ouro representa prosperidade e fortuna entre os chineses. Cada peixe será vendido por 59 dólares taiuaneses (pouco menos de dois euros).


A Taikong chamou a atenção pela primeira vez em 2001, quando apresentou um peixe de origem japonesa que emitia luzes néon verdes em todo o corpo. A técnica utilizada pelos cientistas da empresa consiste em introduzir uma proteína florescente extraída do peixe geleia através de micro-injeções.


A invenção, no entanto, preocupa os ambientalistas. Em declarações às agências internacionais, Liu Ming-lone, líder do Fundo de Protecção da Qualidade do Meio-Ambiente (organização sem fins lucrativos), alerta para que o conhecimento existente sobre biotecnologia é insuficiente. «Além disso, não é apropriado colocar o peixe no mercado neste momento. Mais avaliações e testes deveriam ter sido feitos por agências governamentais», apontou.


A Taikong Corp. tem procurado atenuar os receios de que o peixe transgénico possa causar danos ao misturar-se com peixes selvagens e produzir verdadeiros «Frankenfish». A empresa diz que o peixe é esterilizado através de uma técnica de manipulação de cromossomas antes de ir para o mercado.


As vendas da Taikong em 2004 rondaram os 370 milhões de dólares taiuaneses (cerca de 11 milhões de euros), com 46 milhões de dólares taiuaneses provenientes da venda de peixes florescentes.


Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

09 de Fevereiro de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar