Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2005
>
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2 3 4
5
Lipoaspiração não acaba com a gordura para sempre  

Cirurgias estéticas não são desculpas para comer demais




Numa altura em que cada vez mais pessoas recorrem a cirurgias estéticas para se livrarem das gorduras supérfluas, médicos norte-americanos deixam um aviso: «a lipoaspiração não é garantia de perda de peso».


As pessoas que acreditam no milagre da operação e numa solução rápida que permite voltar aos excessos, possivelmente vão engordar tudo novamente, afirma um estudo publicado na revista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica.


O trabalho, feito com duzentos pacientes, revelou que quase metade deles ganharam peso depois da lipoaspiração.


Investigadores da Universidade do Texas dizem ser importante usar o bom senso, com uma alimentação saudável e exercícios frequentes, para garantir a manutenção do peso.


Para o cirurgião plástico Rod Rohrich, «se os pacientes quiserem que os resultados da lipoaspiração durem bastante tempo, precisam também mudar o estilo de vida».


Para o especialista, em declarações à BBC, a lipoaspiração deve ser usada como um auxiliar à vida saudável e não como uma ferramenta para a perda de peso.


No estudo, a equipa liderada por Rohrich acompanhou duzentas pessoas que foram submetidas à lipoaspiração. Após seis meses, 43 por cento delas tinham engordado, 25 por cento emagreceram e 32 por cento mantiveram o mesmo peso.


As pessoas com maus hábitos alimentares e que não se exercitavam foram as mais propensas a ganhar peso. Em contrapartida, os que se exercitaram regularmente e comeram alimentos saudáveis tinham duas vezes mais possibilidades de perder peso.


Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

10 de Fevereiro de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar