Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2005
>
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Cancro: A alimentação pode ajudar a tolerar os tratamentos 

Estudo vale prémio internacional a portuguesa



Uma cientista portuguesa foi premiada internacionalmente por um estudo pioneiro sobre o impacto da alimentação nos doentes com cancro, através do qual concluiu que uma nutrição adequada os ajuda a tolerar melhor os tratamentos, atenuando os sintomas.


Os resultados do trabalho sustentam que a nutrição tem de ser um aspecto a ter em conta no tratamento global dos doentes com cancro, explicou Paula Ravasco à Agência Lusa. A investigadora da Unidade de Nutrição e Metabolismo do Instituto de Medicina Molecular (IMM) está a fazer o doutoramento na área da nutrição e oncologia, na qual trabalha desde há três anos, contou.


Prestes a completar trinta anos, a cientista e nutricionista no Hospital de Santa Maria, foi agora distinguida com o prémio «Eminent Scientist of the Year 2004 and Millenium Golden International Award», na área da oncologia clínica, que será entregue dia 18 de Março, no IMM.


O galardão é concedido por uma associação mundial (International Research Promotion Council) que nomeia cientistas de acordo com a relevância e impacto dos trabalhos publicados. A investigação foi desenvolvida em ambiente clínico, em doentes do serviço de radioterapia do Hospital de Santa Maria, que mantém uma colaboração com o IMM.


Os resultados da investigação de Paula Ravasco foram já publicados em várias revistas científicas internacionais, como a Clinical Oncology, Clinical Nutrition ou Head and Neck.


Fonte: Lusa

16 de Março de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar