Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2005
>
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Cura para a diabetes 

Doente tratado com transplante de células do pâncreas



Pela primeira vez, um diabético britânico ficou curado graças a uma operação de transplante de células do pâncreas totalmente revolucionária.


Richard Lane, 61 anos, que poderá pôr termo a vinte anos de injecções diárias de insulina, recebeu as células de três dadores de órgãos. Trata-se do terceiro paciente tratado no Hospital do King" s College de Londres com uma técnica desenvolvida na Universidade de Alberta (Canadá) pelo especialista britânico James Shapiro.


O êxito desta intervenção foi total, ao contrário das duas anteriores, que permitiram reduzir, mas não eliminar, a sua necessidade de insulina. Lane sofria de diabetes de tipo 1, doença em que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.


Há quatro anos, a diabetes do paciente descontrolou-se de tal forma que teve de ser ligado a um engenho que lhe injectava uma dose de insulina de seis em seis minutos, mas o dispositivo começou a falhar.


No ano passado surgiu a possibilidade de se submeter a um transplante, que consiste em extrair células do pâncreas de um dador, purificá-las, prepará-las e injectá-las no fígado do paciente numa operação de uma hora, feita com anestesia local.
Mas para que a intervenção tenha êxito é necessário um milhão de células desse tipo, não bastando por isso um só dador. Foi assim que Lane se submeteu a três operações, duas em Outubro do ano passado e a terceira no final de Janeiro.


O paciente afirma sentir-se como nunca e embora se injecte com insulina uma só vez à noite, trata-se, segundo os médicos, de uma medida provisória.


Fonte: Lusa

18 de Março de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar