Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2005
>
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Alimentação: Fibras combatem a tensão alta 

Uma revisão de estudos apoia a ingestão de frutas, leguminosas e vegetais



Uma dieta com altos valores de fibras poderá ajudar a reduzir a hipertensão e, em geral, melhorar os níveis da tensão arterial, segundo um novo estudo.


Investigadores da Universidade de Tulane analisaram dados de 1,500 adultos, em mais de duas dezenas de estudos, e descobriram que consumir entre sete a 19 gramas de fibra por dia levou a uma redução da pressão do sangue tanto da sistólica, como da diastólica.


«Realizámos uma análise completa dos dados de 25 testes clínicos e todos os dados apontavam para uma forte conclusão: juntar fibra à dieta de uma pessoa tem um efeito saudável sobre a pressão sanguínea», afirmou em comunicado o autor principal do estudo e estudante de medicina Seamus Whelton.


Este tipo de estudo, chamado meta-análise, combina os dados de uma quantidade de estudos para detectar tendências, que, de outro modo não se notariam. «Analisar uma grande quantidade de estudos corrobora com as conclusões dos ensaios clínicos, nos quais participaram muito poucos voluntários [de maneira individual] para mostrar um efeito da fibra na dieta sobre a pressão sanguínea», explicou à Health News Whelton.


A equipa aconselha as pessoas para que comam frutas e vegetais e aumentem a sua ingestão de fibras. Outras mudanças na dieta e a prática de exercício físico também podem ajudar a reduzir a tensão arterial. Além disso, os cientistas sugerem para que os doentes falem de todas estas questões com os seus médicos.


Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

23 de Março de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar