Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2005
>
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Chocolate preto controla diabetes e tensão alta... 

...mas engorda

Se cada vez que trinca um chocolate fica com remorsos, esta notícia vai ajudá-lo a aliviar esse stress. Tudo porque, segundo um estudo da Universidade de L''''Alquila, em Itália, comer chocolate preto pode ajudar a controlar a diabetes e a tensão arterial.

O estudo, feito com 15 pessoas, verificou que comer 100 gramas de chocolate preto diariamente, durante 15 dias, provocou uma queda de tensão arterial.


A equipa de investigadores também comprovou uma melhoria na capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, o que é um problema para os diabéticos. No entanto, comer a mesma quantidade de chocolate branco não teve qualquer efeito, de acordo com os cientistas.


No artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os cientistas dizem que o antioxidante _denominado flavanol _ é o responsável pelo efeito, dado que neutraliza as substâncias potencialmente danosas para às células, conhecidas como radicais livres.


Apesar dos benefícios do chocolate preto, o investigador Cláudio Ferri, no entanto, alerta as pessoas para que tenham cuidado com o consumo de chocolate. «O chocolate preto contém antioxidantes, mas também muita gordura e muitas calorias», explicou.


«As pessoas que querem adicionar chocolate à dieta precisam retirar quantidades equivalentes de calorias, reduzindo outros alimentos, para evitar ganhar peso.»


Num artigo na mesma edição do jornal, o nutricionista Cesar Fraga, da Universidade da Califórnia, disse que os resultados ligados à tensão arterial parecem ter credibilidade.


Outros alimentos ricos em flavanol, como o chá e o vinho, têm efeitos semelhantes sobre a tensão arterial. «A identificação de alimentos saudáveis e a compreensão de como os componentes dos alimentos influenciam a fisiologia vai ajudar a melhorar a saúde da população», acrescentou.


Amanda Vezey, especialista em diabetes no Reino Unido, destacou à BBC que o estudo é pequeno, mas mesmo assim, interessante. «As pessoas com diabetes podem comer chocolate preto com moderação, como toda a gente».


«No entanto, recomendamos às pessoas com diabetes que tenham uma dieta balanceada, com pouca gordura, pouco sal e açúcar, muitos legumes e frutas, combinado com exercícios regulares para ajudar a controlar a doença.»


Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

28 de Março de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar