Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Maio 2005
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Ex-fumadores podem ser imunizados contra a nicotina 

Cientistas investigam terapia



A medicina científica está perto de conseguir uma terapia de imunização contra o tabaco que pode evitar recaídas de ex-fumadores, segundo o director do Instituto de Medicina Social da Universidade de Viena.


Michael Kunze trabalha com outros peritos no Karolinska Institutet de Estocolmo, na Suécia, no desenvolvimento de anticorpos contra a nicotina, no âmbito de um estudo que na fase actual se centra em experiências com ratinhos.


Ao serem injectados com nicotina, os ratinhos correm «como loucos» por todos os lados, mas tranquilizaram-se depois de receberem anticorpos - explicou Kunze num colóquio intitulado «O futuro sem fumo», organizado pelo Ministério da Saúde austríaco.


A próxima fase da investigação constará de ensaios clínicos em pacientes humanos, tendo principalmente em vista a aplicação do método na profilaxia contra recaídas de antigos fumadores.


A continuação do projecto depende, no entanto, de ser assumido por algum grupo farmacêutico importante, advertiu o especialista, reconhecendo que só dentro de «anos» poderá estar pronta uma vacina.


Kunze chamou a atenção para as alternativas que já se praticam, por exemplo, na Suécia, onde os fumadores põem na boca uma pequena quantidade de tabaco, numa saqueta parecida com as do chá, sendo a nicotina absorvida pelas mucosas sem produzir as substâncias cancerígenas que só se libertam quando se acende um cigarro.


Fonte: Lusa

09 de Maio de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar