Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2005
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Ioga ajuda a manter o peso na meia-idade 

Meditação e alongamentos não queimam calorias mas promovem vida saudável





A meditação e os alongamentos feitos numa aula de ioga não queimam muitas calorias, mas um novo estudo mostra que o exercício ajuda as pessoas na meia-idade a perderem peso. Os investigadores descobriram que as pessoas acima do peso, com cerca de 50 anos, que praticam regularmente ioga perderam cerca de dois quilos em dez anos.


Já um outro grupo, nas mesmas condições, ganhou cerca de seis quilos no mesmo período. O ganho de peso nesta fase da vida é normal, mas aqueles que praticam ioga ganharam muito menos.


A ligação entre ioga e perda de peso não tem nada a ver com queima de caloria, explica Alan Kristal, um dos investigadores Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Washington, EUA, que é co-autor do estudo. «Excepto por práticas de ioga muito intensas, não queimamos o suficiente para fazer diferença em termos de peso», disse Kristal, que pratica ioga há dez anos.
O investigador acredita que o ioga, na verdade, ajuda as pessoas a darem maior atenção ao próprio corpo e aos hábitos alimentares, afastando-se de hábitos negativos, como comer para aliviar o stress, depressão e aborrecimentos.


Os cientistas recolheram dados de 15,5 mil pessoas, com idades entre 53 e 57 anos, que foram questionadas sobre a prática de exercício físico, peso e histórico de dietas. Os resultados, publicados no jornal Alternative Therapies in Health and Medicine, provaram que os que praticam ioga tendem a evitar comidas rápidas e com muita gordura e, deste modo, afastam-se da obesidade.


MNI- Médicos Na Internet

11 de Agosto de 2005
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar