Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2006
>
26
27 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Obesidade favorece processo inflamatório 

Estudo publicado no International Journal of Obesity


A maior ameaça à saúde das pessoas que estão acima do peso não é a gordura em si, mas a reacção que a mesma provoca no organismo, despertando um grave processo inflamatório que pode levar a trombose, enfarte, AVC e diabetes, refere um estudo da Warwick Medical School, EUA.


Um estudo, publicado na última edição da revista International Journal of Obesity, salienta a importância da activação do endotélio (camada que reveste as estruturas internas do aparelho circulatório, como vasos e artérias) no processo metabólico e no desenvolvimento da obesidade e de problemas cardíacos.


Na investigação, os cientistas F. P. Cappuccio e M. A. Miller estudaram pessoas de diferentes grupos étnicos com o objectivo de avaliar a relação entre uma série de indicadores da activação inflamatória e sinalizadores de excesso de peso e de obesidade, como o índice de massa corporal (IMC) e a medida do perímetro abdominal.


- A inflamação que ocorre na parede dos vasos arteriais está associada à maioria dos indicadores de obesidade, em particular com a gordura depositada à volta da cintura", afirmam os cientistas, alertando que tais inflamações podem desencadear trombose, enfarte, AVC e diabetes.


Segundo os investigadores, no entanto, a partir desta descoberta, será possível desenvolver tratamentos que tenham efeito directo na inflamação.


MNI- Médicos na Internet

14 de Março de 2006
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar