Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2006
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Centros de estética oferecem dietas caras e perigosas 

Alerta da DECO

As consultas de aconselhamento alimentar dadas em centros de estética, institutos de beleza e ginásios têm falhas graves, segundo os resultados de um estudo publicado na revista da DECO deste mês.

As conclusões da visita anónima a um total de 39 consultas relatadas na revista da DECO- Instituto de Defesa do Consumido - ainda referem que "as dietas são desequilibradas e perigosas para a saúde e, mais grave, são aconselhadas mesmo a quem não precisa de emagrecer. Além disso, avança a revista, ¿orientam muitas vezes para a compra de produtos caros e dispensáveis.

Para a investigação, a revista de defesa do consumidor especializada em assuntos de saúde enviou para o terreno colaboradoras com perfis diferentes: uma muito magra que, embora não precisasse, queria emagrecer 4 quilos; e uma obesa, que pretendia perder 20 quilos em cerca de 6 meses. No primeiro caso, seria de esperar que lhe dissessem que não precisava de perder peso, não lhe passando qualquer regime para emagrecer. Mas a maioria dos profissionais recomendaram.

Perante uma pessoa obesa que deseja perder 20 quilos em 6 meses, a atitude correcta seria chamar a atenção para as consequências de um emagrecimento demasiado rápido, que só se conseguiria à custa de um regime muito restritivo, eventualmente perigoso para a saúde. "Mas metade não hesitou em corresponder às expectativas da cliente, mesmo sabendo que é pouco recomendável", denuncia a revista.

Dado o cenário preocupante do estudo publicado na revista, a DECO exige ao Ministério da Saúde e à Agência da Segurança Alimentar e Económica que regulamentem e fiscalizem esta actividade.

Fonte: DECO

MNI- Médicos na Internet

08 de Junho de 2006
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar