Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2006
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Gardénia pode ajudar no tratamento da diabetes  

Trabalho reúne cientistas de biologia molecular e medicina chinesa



Investigadores da Harvard Medical School, nos EUA, e da Universidade de Nanquim, na China, encontraram em frutos da planta da gardénia uma proteína que promove a produção de insulina. O trabalho realizado uniu cientistas vindos das áreas de biologia molecular avançada e medicina tradicional chinesa.

A genipina, molécula encontrada no fruto, actua de modo a bloquear a enzima UCP2, que normalmente inibe a actividade das chamadas células beta, as produtoras de insulina no pâncreas.

A proteína foi testada com sucesso em células pancreáticas cultivadas em laboratório e já despertou o interesse de vários laboratórios farmacêuticos. No entanto, acautelam os investigadores de Harvard, antes da fase de investimento em testes com animais e humanos, é preciso provar a segurança da molécula.

A genipina tem propriedades químicas que ainda precisam ser estudadas, mas as perspectivas são animadoras. "Efectuámos alguns testes para verificar se essas propriedades eram requisitos para que o fármaco inibisse a UCP2 e descobrimos que elas não são necessárias, o que é bom", disse Bradford Lowell, líder da investigação. "Isso significa que poderiam ser feitas versões mais específicas da genipina, contendo apenas as propriedades desejadas para tratar a diabetes".

Para o isolamento da molécula, Lowell conta com a ajuda do grupo de Chen-Yu Zhang, especialista em medicina tradicional chinesa.

MNI- Médicos na Internet

20 de Junho de 2006
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar