Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Janeiro 2007
>
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Cientistas criam gado resistente à Encefalopatia Espongiforme Bovina 

Estudo publicado na Nature Biotechnology

Uma equipa de investigadores dos EUA e do Japão, financiados pela Sioux Falls, uma empresa de biotecnologia, criaram vacas geneticamente modificadas, livres das proteínas que causam a Doença das Vacas Loucas, segundo um estudo publicado na edição on-line da revista Nature Biotechnology.

No artigo publicado no site, os cientistas garantem que esta descoberta é um atalho para imunizar os animais da doença.

Retirando células da pele de bovinos, os cientistas identificaram e desactivaram o gene que produz os priões (proteína com capacidade de modificar outras proteínas tornando-as réplicas de si própria). Com essas células, produziram doze bezerros clonados.

Para a experiência, três animais foram abatidos e os seus cérebros analisados. Segundo os cientistas, a doença não se fixou no tecido cerebral de duas vacas quando estas foram expostas aos priões. "Esta pesquisa é um grande passo para o uso de biotecnologia nos animais que irá beneficiar os consumidores", afirmou Barbara Glenn, da Sioux Falls.

Especialistas afirmam que o trabalho pode oferecer um maior nível de segurança às pessoas preocupadas com a carne infectada que pode desencadear a variante humana, denominada doença de Creutzfeldt-Jakob. Contudo, qualquer alimento derivado de mudanças genéticas precisa da aprovação da FDA (Food and Drug Administration).

No momento da pesquisa, as vacas estão a ser expostas directamente à doença. O objectivo é ter certeza de que o gado fica imune à doença. O resultado final do estudo será conhecido até o fim deste ano, de acordo com o grupo.

MNI- Médicos na Internet

05 de Janeiro de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar