Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Janeiro 2007
>
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Dieta rica em fibras e redução do risco de Cancro da Mama 

Estudo publicado no "International Journal of Epidemiology"


As mulheres pré-menopáusicas podem reduzir para metade o risco de desenvolverem Cancro da Mama se consumirem cerca de 30 gramas de fibras por dia, sugere um estudo publicado na revista científica "International Journal of Epidemiology" .

Cientistas da University of Leeds, na Grã-Bretanha, acompanharam os hábitos alimentares de 35 mil mulheres ao longo de sete anos e constataram que as que consumiam diariamente 30 gramas de fibra tinham metade do risco, em comparação às que ingeriam menos de 20 gramas.

No artigo, os investigadores explicam que as fibras afectam a forma como o organismo processa e regula o estrogénio; As mulheres na fase pré-menopausa têm níveis elevados desta hormona.

No início do estudo, as mulheres avaliadas tinham idades entre os 35 a 69 anos; Pouco menos de 16 mil mulheres não tinha entrado na menopausa quando integraram o estudo; Durante o estudo, um total de 257 mulheres pré-menopáusicas desenvolveu Cancro da Mama. Todas estas mulheres apresentavam uma maior percentagem de consumo de proteínas e menor ingestão de fibras e vitamina C, em comparação às que não desenvolveram cancro.

Mas o impacto não foi constatado no grupo de mulheres que já tinham passado pela menopausa, no qual 350 tiveram cancro.

A dieta foi avaliada através de um questionário que incluía 217 tipos de alimentos. Ao contrário de outros estudos sobre a ingestão de fibra e o risco de Cancro da Mama, as mulheres participantes praticavam toda uma gama de dietas, inclusive grupos que eram totalmente vegetarianos ou que não comiam carne vermelha.

Os investigadores recomendam às mulheres para que aumentem a ingestão diária de fibras.

Para consumir 30 gramas de fibra é necessário comer cereais com alta concentração de fibras ao pequeno-almoço; substituir o pão branco ou de centeio por pão integral e certificar-se de que está a ingerir cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia.

MNI- Médicos Na Internet

25 de Janeiro de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar