Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2007
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2
3
Dieta rica em ¿Mau Colesterol¿ aumenta risco de Alzheimer 

Estudo do Prince of Walles Medical Institute


O consumo de alimentos ricos em LDL (lipoproteína de baixa densidade), como manteiga, carne vermelha ou queijo aumenta o risco de desenvolver Alzheimer, segundo um estudo realizado por cientistas australianos publicado no "Daily Express".

Especialistas do Prince of Walles Medical Institute, Sidney, Austrália, descobriram que esse tipo de alimentação favorece a produção no cérebro das proteínas beta-amilóides, associadas ao Alzheimer.

Por outro lado, sabe-se que a ingestão de estatinas para reduzir o nível de LDL no sangue também reduz a longo prazo o risco de vir a sofrer daquela doença.

Os investigadores realizaram uma experiência com ratinhos e constaram que, após alimentá-los durante algum tempo com uma dieta rica em LDL, os seus cérebros produziam uma maior quantidade de beta-amilóides.
Os cientistas realizaram depois vários testes com células cerebrais humanas e animais para analisar como estas regulavam os seus níveis de LDL.

Descobriram que as proteínas, denominadas transportadores ABC, responsáveis pela expulsão do Colesterol das paredes arteriais, também estão presentes nas células do cérebro.

Posteriormente, comprovaram que aumentando os genes destas proteínas nas células humanas e animais decaía a fabricação de beta-amilóides.

Segundo um dos autores do estudo, Brett Garner, os fármacos que aumentam a produção de proteínas ABC - que actualmente já se utilizam na investigação cardiovascular - poderão também contribuir para reduzir a progressão de Alzheimer.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional
MNI- Médicos Na Internet

15 de Fevereiro de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar