Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2007
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2
3
Flavonóides e seus benefícios no Cérebro 

Resultados de dois estudos internacionais


O chocolate, conhecido pelos seus benefícios cardiovasculares, faz igualmente bem ao cérebro, ao favorecer a circulação sanguínea, indicam dois estudos norte-americanos.
A primeira investigação foi realizada por Ian MacDonald, da University of Nottingham, Reino Unido, em jovens mulheres saudáveis. O objectivo era identificar se uma bebida rica em flavonóide, uma substância anti-oxidante contida no cacau, estimula as funções mentais durante um teste.

Comparativamente a um grupo de mulheres que não consumiram a bebida, a circulação sanguínea cerebral do grupo que consumiu aumentou durante um período de duas a três horas.

Segundo os médicos responsáveis, a investigação mostra as potencialidades das bebidas ricas em flavonóides para o tratamento de pessoas idosas, que sofrem de demência ou que sofreram AVCs.

Um segundo estudo liderado por Norman Hollenberg, da Harvard Medical School, foi realizado em pessoas saudáveis com mais de 50 anos. Concluiu-se igualmente que há aumento do fluxo sanguíneo cerebral em pessoas que consomem bebidas ricas em flavonóides.
Esta investigadora estudou os efeitos do cacau nos índios Kuna, no Panamá, que consomem regularmente este alimento e não sofrem nem de hipertensão arterial nem de degenerescência cerebral.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional
MNI- Médicos Na Internet

23 de Fevereiro de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar